terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Mulheres e crianças primeiro!

Um navio estava afundando e o comandante começou a berrar:
- Abandonar o navio! Mulheres e crianças primeiro!
Um senhor, que tinha mulher e seis filhos dentro do navio, aproximou-se e disse, com lágrimas nos olhos:
- Eu estou muito emocionado, Comandante. O senhor é muito humanitário!
- Humanitário uma ova! Depois que os tubarões estiverem de barriga cheia, eles não vão querer saber da gente, meu senhor!

[Tradução]

O comandante ordena: "Mulheres e crianças primeiro!", mas não diz que prioridade elas terão. Pragmaticamente, preenchemos o sentido da ordem do capitão: imaginamos que mulheres e crianças têm prioridade no salvamento, posto que o navio está afundando. "Abandonar o navio!" é para todos; a seguir, uma restrição. "Abandonar o navio!", para algum lugar seguro, pois, a lógica nos ajuda a completar que, se for para morrer, que se permaneça no navio. Por isso, identificamos a exclamação inicial do comandante como desesperada, e não de júbilo, por exemplo. A medida mais urgente das urgentes é a ordem de que mulheres e crianças devem ser as primeiras a abandonar o navio. Apresentamos algumas obviedades acima para mostrar a complexidade das relações demandadas pelo óbvio.

Nossa memória relaciona a cena apresentada com outras cenas que porventura trazemos de navios se afundando. E, eventualmente, nossa memória deduz da fala do comandante o ethos corajoso, verossímil com o que já sabemos de cenas como essa: é muito conhecido o imperativo "o capitão deve afundar com o seu navio", ou a noção de que o comandante deve ser o último a abandonar sua embarcação. Esse se torna, então, para nós, o sentido óbvio da fala inicial do comandante.

O ethos do senhor que vai falar com o comandante não é um qualquer; é motivado pelo fato de ele ter uma mulher e seis filhos dentro do navio (essa informação é relevante), a partir do princípio da relevância informacional: principalmente na piada, diz-se o necessário e útil à narrativa. A emoção do senhor é porque ele imagina uma identificação entre o seu ethos ou sua necessidade e o ethos do comandante. Lembramos que ethos é a posição ética que "exala" de um enunciado; ou seja, ao enunciar, o falante não apenas informa um conteúdo e uma forma; esse conteúdo e essa forma indicam obliquamente uma ética, uma postura, consciente ou não para falante e ouvinte.

A posição daquele senhor permite-nos completar o seguinte sentido para a fala inicial do comandante: "Mulheres e crianças salvam-se primeiro!", ou "Mulheres e crianças entram primeiro no bote salva-vidas!", o que reforça o sentido óbvio que apresentamos anteriormente. Dizer simplesmente que esse sentido óbvio se deve ao conhecimento prévio compartilhado em uma determinada comunidade não basta. Conhecimento prévio sobre quê? Sobre navios que se afundam e sobre a postura que se imagina de seus comandantes. A fala inicial do comandante dá o suporte lingüístico que nos permite acionar esse conhecimento prévio. Em outras palavras, o que colabora para o sentido óbvio ser o sentido óbvio é que a frase, por sua incompletude necessária, deixa-se levar por nossa memória, visitando a situação (a pragmática completa o sentido de "primeiro...") e disparando o ethos corajoso do comandante, sem nos apercebermos, em geral, disso.

A questão não é somente, então, o fato de o comandante ser "humanitário", como diz o senhor; talvez principalmente "corajoso". O discurso humanitário pode estabelecer uma relação interdiscursiva com o discurso corajoso ou militar-corajoso, e o ponto de intersecção entre eles seria o altruísmo. No primeiro caso, um altruísmo um tanto quanto franciscano; no segundo, um altruísmo narcisista, do tipo "sou forte e minha missão é salvar os fracos". Talvez, a essa altura da piada, o senhor fique mais com o primeiro discurso, o comandante fique mais com o segundo e nós fiquemos com os dois, ou mais com um ou com o outro, dependendo de nossa memória discursiva.

A fala final do comandante é surpreendente, e por isso mesmo é a final, o desfecho da piada. "Humanitário uma ova!" revela agressividade, tão ligada ao humor. E anuncia também a nós: "esse sentido uma ova!", isto é, "mude agora a forma como você está lendo essa narrativa!". Essa agressividade marca o rompimento com o ethos politicamente correto do discurso humanitário ou do discurso militar e abre as portas para o destronamento do sentido óbvio. Marca, sobretudo, o nosso rompimento com o sentido primeiro. Com a fala final, o ethos inicial é surpreendido em favor de outro: o egoísta-oportunista. Esse ethos é verossímil pelo que a piada já nos deu: o desespero frente a uma situação de morte. É para fazer fartos os tubarões que as mulheres e as crianças devem saltar primeiro. O desfecho ganha força por querer o comandante estabelecer com o senhor um conchavo, baseado em uma identificação: "[os tubarões] não vão mais querer saber da gente", os machos adultos. Essa tentativa é possível porque o comandante não é o narrador onisciente da piada; não sabe ele que o senhor em questão tem uma mulher e seis filhos no navio. Nós sabemos.

O humor, em geral narrativo, é também a confluência das inúmeras perspectivas enunciativas e situacionais postas em jogo pelos personagens, é o ponto de união de conjuntos polissêmicos. Diante do humor, temos a mesma surpresa que diante de um quadro de Giacometti, quando descobrimos que não está em um único ponto o olhar que se quer do espectador.

A graça não está somente no raciocínio e na ética que sustenta a iniciativa do comandante, mas na relação que esses estabelecem com sua fala inicial. Ao final da piada, recuperamos o enunciado inicial e percebemos que o ethos revelado (final) já era permitido, embora desaconselhável. O desfecho da piada, então, é o lugar em que emerge o sentido possível mas não autorizado a priori. Rimos dessa exceção, dessa conceção ao inusitado. Talvez um frágil riso (risco) de afronta ao hegemônico, se mais não podemos. Depois que normalizamos a nossa impotência por não termos desvendado inicialmente esse novo sentido, podemos rir, expurgados de nossa sensação de inferioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário