domingo, 10 de junho de 2007

Hilária entrevista de emprego



Monty Python. Sketch do episódio 5: "Man's Crisis Of Identity In The Latter Half Of The Twentieth Century". Flying Circus. Legendado.

Bom vídeo para pensarmos a não-paridade (igualdade) entre as partes envolvidas nas relações de produção. As partes: os detentores dos meios de produção (ou, o gerente incumbido de seu papel) e aqueles que só possuem a força de trabalho. Isso apesar da ilusão de igualdade que o contrato de trabalho quer encerrar (neste vídeo, sequer haverá um). Além do mais, aqueles dois lugares estão marcados socialmente, no quadro de uma entrevista. As falas e as posturas destoam do que se imaginaria para a cena, mas não podem destoar muito, sob pena de não entendermos a cena. Temos a "cena validada" de uma entrevista graças a coisas como a mesa grande do "chefe" e a cadeirinha do entrevistado, o tom inquisidor do primeiro, a apresentação inicial do "chefe", etc. Uma das imagens para entendermos o humor seria pensá-lo como um feto que esperneia contra a placenta de uma cena validada.

3 comentários:

  1. MontyPyton tem uns lixos mas tem umas muito boas tambem... esse é um bom video pra formacao tambem... gostaria de saber como salvar arquivos do youtube... parece que tem jeito... vou descobrir.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jeff. De fato, é um bom vídeo para discutir coisas como a não paridade entre os detentores dos meios de produção (ou, o gerente incumbido de seu papel) e aqueles que só possuem a força de trabalho, apesar da ilusão de igualdade que o contrato de trabalho quer encerrar. Além do mais, aqueles dois lugares estão marcados socialmente. As falas e as posturas destoam do que se imaginaria para a cena, do que seria a "cena validada". Tem um jeito de salvar no youtube, eu sabia e esqueci... É um comando que vc acrescenta à barra de endereços e, ao invés de assistir o vídeo, ele é baixado... tenta procurar no google algo do tipo "SALVAR VÍDEOS DO YOUTUBE".

    ResponderExcluir
  3. Sobre baixar vídeos no youtube, olhem nos addons do firefox.

    ResponderExcluir